Tudo o que você precisa saber sobre Ouro Preto

Minas do Palácio Velho: Tudo para saber sobre Ouro Preto A

América Latina tem muito a oferecer se você busca destinos que satisfaçam seu apetite por experiências culturais e aprendizados históricos. Cada país tem sua história única para contar e essas narrativas estão gravadas em cada fachada arquitetônica e destino turístico. 

Um dos lugares com diversidade cultural é o Brasil, principalmente a cidade de Ouro Preto. Saiba mais sobre este local navegando no site Minas do Palácio Velho. 

Origens de Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto já foi a antiga capital do estado de Minas Gerais, Brasil, de 1720 a 1897. Foi uma antiga cidade colonial mineira que forneceu ao país uma vasta fonte de minerais como gemas, prata e ouro. 

Como o país foi anteriormente colonizado por Portugal, as pedras preciosas e o ouro recolhidos nas minas subterrâneas eram transportados para o continente. No entanto, muitos locais recorreram às circulações ilegais para poderem utilizar os seus produtos. 

O nome Ouro Preto se traduz em Ouro Preto, que faz lembrar o passado da cidade como um dos principais pólos da Corrida do Ouro no Brasil. O ouro em seu nome veio do produto, enquanto o preto veio da camada de óxido de ferro ao redor da cidade.

No entanto, a cidade foi originalmente chamada de Vila Rica, o que significa ‘cidade rica’ por causa de sua abundante reserva de ouro. 

Ocultural patrimônioda cidade de

Ouro Preto floresceu durante a corrida do ouro. Muitos europeus, especialmente a novidade da classe alta, viram o apelo da cidade. Como se tratava da classe de pessoas bem-educadas daquela época, a filosofia e a arte foram calcadas. 

Isso abriu o caminho para um desenvolvimento mais urbano da cidade. Ouro Preto atraiu artistas consagrados como Aleijadinho, Mestre Ataíde, Lobo de Mesquita e Tomás Antônio Gonzaga. 

Além disso, toda a cidade conseguiu preservar a arquitetura colonial portuguesa ao longo dos anos. Você pode ver a influência barroca da arquitetura apenas quando você anda pela cidade.

Patrimônio Mundial da Unesco

Esta grande cidade do Brasil é considerada um patrimônio mundial pelada UNESCO organização. É fruto da bela arquitetura colonial barroca espalhada por toda a cidade que foi toda construída durante aportuguesa colonização e também na época renascentista.

Quando você visita a cidade, a primeira coisa que chama sua atenção são as igrejas ornamentadas com ouro. Essas estruturas também são uma das razões pelas quais a cidade é culturalmente reverenciada por muitos historiadores e habitantes locais. 

A cidade é um cenário perfeitamente preservado do passado do Brasil. Mesmo que a corrida do ouro não mova mais a economia de Ouro Preto, ela ainda tem um grande impacto em toda a cidade. 

Economia e turismo

Entrar na cidade de Ouro Preto levará você a um mundo que não é nem aqui nem lá. A sua arquitectura vive no passado mas as pessoas que o habitam e visitam são os modernos do século XXI. 

O passado agora se tornou a força motriz da economia da cidade. Hoje, ela recebe turistas de todo o mundo que têm curiosidade em saber mais sobre a cultura e a história da cidade. 

Imensas igrejas folheadas a ouro podem ser vistas por toda a cidade, bem como minas subterrâneas que refletem a rica história dos séculos passados. Você pode até ver belas obras de arte que exibiram a cultura florescente de ontem dentro de museus e locais religiosos. 

Visitar a cidade pode ser espantoso com a quantidade de destinos turísticos à sua escolha, mas você pode começar com os seguintes lugares:

Igrejas

  • Nossa Senhora do Carmelo
  • São Francisco de Assis
  • Imaculada
  • Capela do Padre Faria da
  • Nossa Senhora da Misericórdia 
  • Nossa Senhora do Pilar
  • Nossa Senhora dodo Rosário

Minas

  • Mina da Passagem
  • Mna du Veloso
  • Mina do Chico Rei
  • Mina do Jeje
  • Mina Velha
  • Mina Santa Rita

Museus

  • Museu da Inconfidência
  • Oratório Museu
  • Museu de Ciência e Tecnologia
  • Casa Dos Contos
  • Capela Padre Fábio de Mello
  • Museu do Aleijadinho

Carnavais

Um dos eventos mais aguardados em Ouro Preto é o carnaval de rua. Todos os anos, acontece um tradicional bloco de carnaval onde pessoas de todo o mundo se reúnem para festejar. Desfiladeiros vestidos com fantasias coloridas andam pela cidade enquanto bandas tocam música cultural animada. 

É uma das épocas mais festivas do ano para a cidade. Além disso, o espírito histórico de todo o lugar ganha vida, mesmo que apenas por alguns dias. Você tem que testemunhar esse evento por si mesmo para entender por que tantas pessoas vão ao carnaval todos os anos. 

Universidades

A rica arquitetura da cidade e as atividades culturais festivas atraem não apenas turistas, mas também estudantes em busca de estudos. Não é nenhuma surpresa que a cidade esteja cheia de alunos animados que estudam nas escolas da vizinhança. 

Muitos dos alunos vivem em alojamentos semelhantes aos de uma fraternidade, chamados de republicanos. As da cidade são bem diferentes das republicas de outras universidades no que diz respeito ao processo. 

Por que você deve visitar Ouro Preto?

Agora que você conhece a história da cidade e de onde vem sua beleza e charme, saiba os motivos pelos quais você deve visitar o lugar! Esta cidade tem algo mais a oferecer 

Aqui estão alguns motivos épicos pelos quais vale a pena fazer uma viagem ao Brasil pela cidade:

Arquitetura e história

Como mencionado acima, a cidade foi capaz de preservar a integridade arquitetônica dos edifícios dos séculos passados. Todo o lugar é uma relíquia por si só porque cada tijolo em diferentes fachadas espalhadas por toda parte tem histórias diferentes para contar. 

Você ficaria surpreso com a vasta quantidade de informações que obterá apenas examinando a cidade. É como se você fosse transportado para a época em que a corrida do ouro agitava a economia de Ouro Preto. 

Converse e se envolva com os cariocas para saber mais sobre como é a história do lugar. Com muitos eventos que aconteceram no passado, a maioria deles ainda tem um efeito duradouro nas pessoas que vivem lá. Conhecer sua história pode ajudar a contextualizar a cidade. 

Igrejas e museus

Para entender melhor como o passado influenciou este lugar, você pode visitar as várias igrejas e museus pela cidade. As enormes igrejas douradas já foram preenchidas com pessoas do século 18 que costumavam adorar dentro dessas paredes. 

Estar lá dentro das velhas estruturas já é uma experiência por si só. Isso o levará à realidade e também visualizará o que o passado foi capaz de fazer com seu povo. Tenha a certeza de que você passará momentos serenos visitando essas antigas igrejas que moldaram o passado da cidade. 

Algumas dessas igrejas ainda estão ativas hoje. Você pode assistir às missas promovidas pelos padres locais, se quiser. Além disso, inicie uma conversa com esses líderes da igreja para que você possa saber mais sobre a história do lugar. 

Você também pode dar um mergulho profundo na história da cidade nos museus locais. Esses estabelecimentos estão repletos de artefatos dos tempos antigos que podem levá-lo de volta no tempo. 

Além disso, esses itens também refletem como a sociedade estava naquela época. Você aprenderá muito ao visitar esses edifícios.

Minas de ouro

A maior atração da cidade são as minas de ouro. Diversas minas extintas estão espalhadas dentro dos limites da cidade o que muito contribuiu para a economia de Ouro Preto no século XVIII. 

O ouro era o principal meio de vida das pessoas naquela época. Algumas gemas também foram extraídas naquela época, incluindo topázio, esmeralda e ametistas, entre outros. Embora essas minas tenham cessado suas operações muito antes do início do século 21, você ainda pode sentir a presença histórica da corrida do ouro enquanto navega pelos caminhos subterrâneos. 

Várias empresas locais oferecem passeios por essas minas para que você possa navegar por elas com segurança. Certifique-se de não descer sozinho porque essas passagens subterrâneas são perigosas sem supervisão profissional. 

Além disso, observe se as minas que deseja visitar estão abertas ao público. Algumas minas não são porque são muito instáveis. 

Enormes colecções de arte

Toda a cidade é uma obra de arte que reflecte a influência cultural portuguesa. Foi também um centro para artistas latinos e europeus mostrarem sua arte ao público. Centenas de anos depois, ainda é possível encontrar essas obras nas dependências da cidade. 

Cada esquina também tem uma história para contar e tudo o que você precisa fazer é olhar para ver as histórias por trás delas.

Comida mineira

Complete suas férias ao degustar a comida local. Não há comparação com a culinária mineira que você pode experimentar em qualquer um dos restaurantes locais da cidade. 

Desabotoe o cinto porque a comida em Ouro Preto não passa de pesada. De deliciosos frutos do mar a refeições à base de carne, você receberá seu dinheiro cada vez que comer os deliciosos pratos preparados pelos habitantes locais.